jueves, 12 de noviembre de 2009

PORTUGAL: "Off-shoring" otra "pandemia"...

As grandes farmacêuticas estão a deslocar os seus ensaios clínicos para fora de Portugal, sobretudo para países do Leste europeu, como a Ucrânia e Roménia. Em causa está a demora no arranque dos testes a doentes nos hospitais, que nalguns casos se arrasta por mais de meio ano após a autorização dos ensaios pelas autoridades de saúde.

A Glaxo SmithKline foi uma das multinacionais do sector farmacêutico deixou de realizar ensaios clínicos no País há cerca de três anos. Mas há outras farmacêuticas a desinvestir no País, diz João Barroca, vice-presidente Apifarma - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

.../...


Com isto diz Pedro Lopes perde-se uma mais-valia importante na investigação médica. E segundo João Barroca, o País perde a oportunidade de desenvolver o conhecimento dos seus profissionais com financiamento da indústria e a hipótese de criar emprego diferenciado. "Uma oportunidade que os países de Lestes viram e para a qual outros países não olharam", refere. A indústria espera que o Governo, já alertado várias vezes para o problema, apresente uma resposta.

Ver...

Ver más sobre el tema en PHARMACOSERIAS

No hay comentarios: