jueves, 20 de enero de 2011

IMS_“New ways to win”: o futuro risonho da Indústria Farmacêutica (IF) em 2020

A principal conclusão da análise realizada por experts de consultoria da IMS é a de que “o paradigma de sucesso das últimas décadas não se vai replicar. Mas esperamos que o sucesso sim. A forma de alcançar esse sucesso é que vai mudar”, explicou Tim Davis, defendendo que este é o momento de “tirar a cabeça dos problemas e começar a olhar para as oportunidades”.

Segundo o especialista em consultoria da IMS, a IF tem vários factores a seu favor:

  • o crescimento demográfico;
  • o crescente envelhecimento da população;
  • a prevalência crescente de doenças crónicas;
  • a aplicação de uma abordagem custo-efectiva aos medicamentos, entre outras.

E a estes factores, juntam-se as oportunidades:

  • tecnologia que permitirá novas soluções;
  • segmentes especializados;
  • mercados emergentes que exigem medicamentos – os já existentes e novos produtos -,
  • a expansão dos fármacos biológicos.

A IMS prevê também que o segmento das especialidades continue a suplantar os cuidados primários durante a próxima década, “representando 56% do mercado em 2020”.

Das 10 áreas terapêuticas hoje predominantes, representando 50% do mercado actual, a IMS prevê que oito continuem no top 10 em 2020, sendo o pódio ocupado pela oncologia, a diabetes e problemas respiratórios (asma / DPCO). Mas, de uma forma geral, “todas as áreas vão crescer, graças ao crescimento dos pipelines”, diz Davis.


Mas a mudança crucial, de acordo com Tim Davis, “é apercebermo-nos que no futuro não podemos limitar-nos a vender um medicamento. Temos de vender o diagnóstico e a gestão da doença. Temos de vender um outcome”.

“Não é tempo de desistir. Segundo os dados da IMS, a IF tem potencial. E muito. Temos é de adoptar as estratégias necessárias para aproveitar essas potencialidades”, concluiu.

Conferência “New ways to win”, Tim Davis/Product & Portfolio Strategy (PPS) IMS
Hotel Lagoas Park / Oeiras (Portugal) Diciembre 2010

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